Câncer de vias biliares: conheça os sintomas

Você já ouviu falar no câncer de vias biliares?

Esse é um tipo de tumor raro, com alta letalidade. Quando descobertos, geralmente já se encontram em estado avançado.

No artigo de hoje, você confere mais informações sobre a doença.

Entendendo o tumor

Os cânceres de vias biliares são tumores raros, correspondem a 3% de todos os tumores do trato gastrointestinal, que se formam a partir da multiplicação anormal de células ao longo dos ductos biliares — os canais que drenam a bile do fígado para o intestino delgado. Apesar de incomuns, apresentam alta letalidade, porque na maioria das vezes são diagnosticados em estágios avançados.

Os sintomas do câncer de vias biliares envolvem:

Dores abdominais – Os tumores de via biliar em estágio inicial raramente causam dor, mas em estágio avançado podem levar à dor abdominal, principalmente abaixo das costelas.

Febre – Alguns pacientes com câncer de via biliar apresentam febre.

Coceira pelo corpo – O excesso de bilirrubina no sangue também pode atingir a pele e causar prurido.

Icterícia – É o amarelamento da pele e dos olhos causado pelo acúmulo de bilirrubina. Esse é o sintoma mais frequente do câncer de via biliar.

Perda de peso – Os pacientes afetados tendem a perder peso

Fezes claras – A bilirrubina contribui para a cor marrom das evacuações, portanto, se não atingir o intestino, a cor das fezes pode ser mais clara.

Urina escurecida – Quando os níveis de bilirrubina no sangue estão altos, podem ser liberados na urina deixando-a mais escura.

Perda de apetite – Pessoas com câncer de via biliar podem não sentir fome.

É muito importante procurar seu médico ao primeiro sintoma para que a doença possa ser diagnosticada em estágio inicial, quando é mais fácil de ser tratada.

Zele pela sua saúde

Cuide-se! Caso se identifique com um ou mais sintomas descritos acima, não hesite em buscar suporte profissional. Um bom profissional é capaz de fornecer orientações e cuidados específicos para você obter o tratamento adequado e, assim, ter uma melhor qualidade de vida. Agende sua consulta!

Veja outros posts