Colecistectomia: o que é e quando é indicada? 

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A técnica consiste na retirada da vesícula biliar 

Você já ouviu falar na Colecistectomia? O nome pode ser confuso, mas a técnica em si é bem simples.  O procedimento é indicado para pacientes com quadros de colecistite, em casos de cólica biliar, tumores, pólipos e outras doenças da vesícula biliar. 

Quer saber mais? 

Acompanhe o nosso artigo de hoje! 

Vesícula Biliar 

Próximo ao intestino e colada no fígado, encontra-se a vesícula biliar. Esse pequeno órgão faz parte do sistema digestivo, sendo que a sua função é armazenar e liberar a bile no intestino para que seja feita a digestão das gorduras ingeridas durante as refeições. 

A bile é composta por diferentes substâncias. Quando ocorre algum desequilíbrio em sua composição, como excesso de colesterol, isso pode levar à formação de pedras, 

Essas pedras podem permanecer na vesícula biliar ou migrar para as vias biliares, causando obstruções e processos inflamatórios. Quando essas complicações acontecem, o paciente começa a manifestar se incômodos e dores, principalmente após as refeições. Esses desconfortos afetam sua qualidade de vida e levam à necessidade da realização da colecistectomia. Comumente a dor aumenta de intensidade o que é conhecido como dor bilar ou cólica biliar. 

Colecistectomia 

A colecistectomia é a cirurgia que tem por objetivo fazer a retirada da vesícula biliar. Não há prejuízos para a saúde do paciente ou a digestão dos alimentos, uma vez que a bile apenas não ficará armazenada, sendo produzida normalmente no fígado e liberada diretamente no intestino.  

Há três principais técnicas para realização da colecistectomia: a cirurgia aberta ou convencional, a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica.  

  • Cirurgia aberta 

Nesse procedimento, um corte em que é feito um corte na barriga do paciente, abaixo da costela para que o cirurgião consiga visualizar as estruturas que estão sendo operadas. 

  • Laparoscopia 

Na colecistectomia laparoscópica são feitos tradicionalmente quatro pequenos orifícios no abdômen por onde uma câmera e os instrumentos cirúrgicos são inseridos. O cirurgião consegue visualizar as imagens por um monitor em tamanho aumentado reduzindo, assim, riscos e possíveis lesões a tecidos saudáveis. 

  • Cirurgia Robótica 

A cirurgia robótica é um avanço tecnológico da cirurgia laparoscópica: um robô é adaptado aos pequenos orifícios. O cirurgião controla o robô e este movimenta os instrumentos cirúrgicos. 

Quando a Colecistectomia é indicada? 

Geralmente a colecistectomia é indicada para pacientes que apresentam ou não cálculo; cólicas biliares; colecistite acalculosa; alguns pólipos biliares; tumores da vesícula biliar; histórico de colecistite aguda e pancreatites biliares. 

Zele pela sua saúde. Agende já uma consulta.  

Veja outros posts