Saiba o que pode causar a dor no estômago e como lidar com ela.
A dor de estômago é um problema que precisa ser investigado, pois várias questões podem estar envolvidas, desde mais simples às mais graves.
Portanto, é fundamental estar à par do assunto para, assim que notar os primeiros sinais, buscar apoio especializado.
Acompanhe o artigo e fique por dentro do tema.
O que é dor de estômago?
Desconforto intenso e dolorido, cólicas e náuseas costumam ser usados para descrever o que os médicos chamam de dores de estômago ou de barriga. Esses sintomas, inicialmente, aparecem de forma gradual e são acompanhados por gases, distensão abdominal ou diarreia.
O que pode causar a dor de estômago?
Algumas condições podem interferir diretamente no surgimento destas dores. As mais comuns são:
- Indigestão – Certos alimentos e bebidas, incluindo alimentos picantes, comidas mentoladas, cafeína e álcool, podem causar dor de estômago, azia e gases. Muitas pessoas sofrem de azia crônica – ou refluxo ácido – enquanto outras sentem o desconforto apenas em episódios específicos. Comer muito de uma vez ou antes de dormir pode causar refluxo;
- Infecção gastrointestinal viral – mais comumente conhecida como gripe estomacal, os sintomas incluem vômitos e diarreia e, às vezes, febre. A gripe estomacal surge repentinamente e tende a se espalhar rapidamente por lugares muito frequentados como, por exemplo, escolas e residências;
- Constipação – normalmente descrita como uma mudança no padrão intestinal com evacuações menos frequentes;
- Cólicas menstruais – Cólicas geralmente são previsíveis com base no ciclo mestrual da mulher;
- Estresse – as pessoas acumulam o estresse e somatizam em diferentes áreas do corpo, algumas na forma de dores de cabeça, enquanto outras no pescoço, ombros ou costas. É comum sentir, além disso, em nossos estômagos. Um dia estressante pode, por exemplo, desencadear um surto — especialmente em pessoas com síndrome do intestino irritável.
Além do mais, há alguns sintomas que podem indicar problemas mais sérios, como por exemplo:
-
Febre;
-
Diarreia;
-
Constipação persistente;
-
Sangue nas fezes;
-
Náusea persistente;
-
Vômito persistente;
-
Vomitando sangue;
-
Sensibilidade severa da barriga;
-
Icterícia, que é a descoloração amarela da pele;
-
Inchaço do abdômen.
Quando devo procurar o médico?
A dor abdominal que, normalmente, requer cuidados urgentes inclui por exemplo:
- Uma dor aguda e penetrante que surge de repente e pode até acordar durante o sono;
- Dor localizada em uma determinada área, como o umbigo ou parte inferior do lado direito. Os sintomas envolvem também febre, calafrios, sudorese e outros sinais de apendicite aguda;
- Dor e inchaço no abdômen.
- Dores abdominais, especialmente se a dor ocorrer na parte superior do estômago. Isso pode ser um sinal de ataque cardíaco, principalmente em mulheres, e, por isso, deve ser avaliado rapidamente por um médico.
O médico especialista pode realizar o diagnóstico do seu problema mediante exames de sangue, testes de raio-x ou imagem e endoscopia.
Portanto, é fundamental que você procure o seu profissional de confiança ao notar o surgimento de dores no estômago. Não deixe de lado estes sinais!
Saiba mais sobre mim
Sou Cirurgião do Aparelho Digestivo, Proctologista e especialista em Cirurgia Robótica!
Sou formado em Medicina pela UNIMAR/SP e Pós-Graduado em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Grupo HEPATO/Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo.
Também possuo especialização em Cirurgia Robótica pela Da Vinci Surgical System, além de título de Especialista em Cirurgia Digestiva pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), ainda habilitação em Gastrocirurgia, Cirurgia Geral, Laparoscopia e Aparelho Digestivo.
Para mais informações, clique aqui e veja meus endereços de atendimento ou no botão abaixo e agende a sua consulta.