A hemorroida é uma doença que surge no ânus e na parte inferior do reto. Mesmo sendo “comum” na população, causa desconforto e constrangimento para quem sofre dela. Por isso, vamos falar com mais detalhes sobre esse problema e mostrar como ela pode ser tratada.
Por surgir em um local íntimo, a hemorroida é um problema delicado para quem sofre as complicações da doença, o que acaba fazendo com que deixem de procurar ajuda especializada por desinformação ou vergonha de falar sobre o assunto.
Portanto, hoje iremos abordar com mais detalhes sobre o que é essa doença, de que forma surge e quais são os caminhos para combater esse problema. Deixe a vergonha de lado e cuide da sua saúde!
Afinal, o que é a hemorroida?
Hemorroidas são veias dilatadas na região anal que manifestam sintomas e por isto é melhor referir como doença hemorroidária. Existem dois tipos de hemorroidas: internas e externas.
Hemorroidas internas
Hemorroidas internas se formam na parte inferior do reto. Essas veias inchadas geralmente são indolores, mas podem produzir sangue vermelho-vivo e causar vários problemas, incluindo prolapso que se estende além do ânus.
Hemorroidas externas
Essas veias inchadas ocorrem abaixo da pele ao redor do ânus. As hemorroidas externas geralmente são mais desconfortáveis porque a pele da região pode ficar irritada. Também é possível que essas veias desenvolvam coágulos sanguíneos, que formam um caroço ao redor do ânus.
Elas também podem ser classificadas quanto aos graus de hemorroida, como:
- 1° Grau: Não se exteriorizam;
- 2° Grau: Há exteriorização, mas ocorre o retorno espontâneo da hemorroida;
- 3° Grau: Há exteriorização e é necessário o auxílio manual para retorno ao normal;
- 4° Grau: Há exteriorização e a hemorroida não retorna ao normal nem com auxílio manual.
Quais são os sintomas da hemorroida?
Os sintomas se manifestam, geralmente, durante a defecação: dor, sangramento e prolapso. Este prolapso pode é redutível (volta sozinho para dentro após evacuar), mas, em alguns casos, pode ser necessário empurrá-las para dentro.
Também são notados sangramentos, que podem ter intensidade variável, de tom vermelho vivo. O inchaço persistente após evacuar pode gerar uma sensação de inflamação no local, proporcionando dor e desconforto. A coceira ao redor do ânus também é um sinal comum.
De que forma essa doença surge?
Vários fatores podem causar hemorroidas, incluindo:
- Ser obeso(a) ou grávida;
- Passar longos períodos sentado no banheiro;
- Experimentando constipação crônica ou diarreia;
- Esforço ao defecar;
- Consumir uma dieta pobre em fibras;
- Levantar objetos pesados regularmente;
- Envolvendo-se em sexo anal.
Hemorroidas podem causar câncer?
A relação entre hemorroidas e câncer não existe. No entanto, muitos pacientes que procuram tratamento para a doença hemorroidária têm sintomas provenientes de outros problemas. Assim, o sangramento pode também ser um sinal de câncer e precisa ser investigado pelo especialista.
Como é possível tratar esse problema?
Primeiramente, caso suspeite de hemorroida, procure o seu Coloproctologista de confiança. Ele é o especialista e pode diagnosticar a doença e o seu tipo durante um exame físico ou digital. Sintomas leves de hemorroida podem ser tratados com mudanças alimentares, aumento de ingestão de água e de fibras. Outros tratamentos podem envolver ligadura elástica ou até cirurgias. Em alguns casos, pode ser recomendado uma colonoscopia para procurar outros problemas digestivos ou se você tiver um risco maior de câncer colorretal.
Alguns passos devem ser colocados em prática, como:
- Manter o peso saudável. Embora nossa postura ereta como humanos nos coloque em risco de hemorroidas devido à gravidade, carregar o excesso de peso pode aumentar o risco, colocando mais pressão na metade inferior do corpo;
- Comer mais fibras. Esforçar-se ou passar muito tempo no banheiro durante as evacuações pode aumentar o risco de desenvolvimento de hemorroidas. As fibras na dieta ajudam a amolecer as fezes, tornando-as mais fáceis de evacuar;
- Praticar exercícios regularmente. Embora isso possa ajudá-lo a manter um peso saudável, o que reduz o risco por si só, o exercício pode ajudar a estimular a função intestinal. Essencialmente, você faz as coisas andarem quando você se move!
- Evitar ficar sentado por muito tempo. Ficar sentado por longos períodos de tempo, principalmente no banheiro, aumenta a pressão nas veias do ânus.
Caso não haja melhora, converse com o Coloproctologista. Ele pode indicar tratamentos medicamentosos ou, em alguns casos, procedimentos minimamente invasivos para tratar a hemorroida em situações mais delicadas.
Não deixe de buscar ajuda! Cuide da sua saúde e combata a hemorroida com todo suporte. Entre em contato e vamos conversar mais sobre o assunto, agende sua consulta!