Prevenção de hemorroidas

No artigo de hoje, vamos falar com mais detalhes sobre esse problema e indicar algumas formas de prevenção. Confira!

Compartilhe o Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Hemorroidas são veias dilatadas na região anal que podem aparecer, por exemplo, como consequência de uma alimentação pobre em fibras ou prisão de ventre. Embora seja uma doença “comum” na população, causa desconforto e constrangimento. 

No artigo de hoje, vamos falar com mais detalhes sobre esse problema e indicar algumas formas de prevenção. Confira!

Identificando os sintomas 

Os principais sintomas de hemorróidas envolvem:

Sangue vermelho nas fezes;

Coceira no ânus; 

Dificuldade para defecar; 

Fluidos anais; 

Dor anal que pode surgir ao evacuar, andar ou sentar.

Formas de prevenção

Para prevenir a Hemorroida, alguns passos podem ser colocados em prática. Veja:

  • Manter o peso saudável – Carregar um excesso de peso pode aumentar o risco de ter hemorroidas, devido ao fato de colocar mais pressão na metade inferior do corpo;
  • Comer mais fibras – Saiba que esforçar-se ou passar muito tempo no banheiro durante as evacuações pode aumentar o risco de desenvolvimento de hemorroidas? Sim. É isso mesmo. É aí que entram as fibras: incluí-las na dieta ajuda a amolecer as fezes, tornando a evacuação mais fácil.
  • Praticar exercícios regularmente – A atividade física pode ajudá-lo a manter um peso saudável, o que já, por si só, reduz o risco. Mas o exercício pode ainda ajudar a estimular a função intestinal. Essencialmente, você faz as coisas andarem quando você se move!
  • Evitar ficar sentado por muito tempo – Ficar sentado por longos períodos de tempo, principalmente no banheiro, aumenta a pressão nos vasos sanguíneos ao redor do ânus. Além de, consequentemente, dilatar e inflamar as veias do local.

Tratamento

Caso suspeite de hemorroida, procure o seu Coloproctologista de confiança. Ele é o especialista e pode diagnosticar a doença durante um exame físico ou digital. 

Sintomas leves de hemorroida podem ser tratados com mudanças alimentares, aumento de ingestão de água e de fibras. Outros tratamentos podem envolver ligadura elástica ou até cirurgias. 

Não hesite em buscar suporte profissional. Entre em contato e agende uma consulta! Volte a ter a qualidade de vida que merece.

Veja outros posts